domingo, 29 de março de 2020

Mensagem de apoio

Queridas colegas,
Estamos a passar uma fase difícil. Estamos em quarentena devido à COVID-19. É algo que nos ultrapassa e temos que compreender, por muito que nos custe, que é o melhor para nós. Com esta quarentena estamos a preservar a nossa saúde.
Com este isolamento torna-mo-nos mais unidas e tendemos a cuidar umas das outras como uma espécie de família. Sei que a nossa verdadeira família está lá fora, e a saudade aperta. Mas a entreajuda entre nós com os profissionais de saúde e auxiliares tende a tornar-mo-nos mais fortes e a fortalecermos o sentimento de solidariedade que numa situação normal não estariam tão evidentes.
Neste momento temos de cuidar de nós próprias e umas das outras.
Esta mensagem funciona como aquele abraço que gostaria de vos dar mas que neste momento não é possível.
Tenham força e vivam um dia de cada vez. Ocupem-se. Sejam mentalmente fortes e se precisarem apoiem-se umas nas outras ou recorram aos profissionais.
Esta é a mensagem que tenho para vocês. Força e coragem. Somos mais fortes que o vírus e nada é capaz de nos derrotar.
Com ou sem COVID-19 nós conseguimos!

Bárbara de Sotto e Freire

Agradecimento

Gostaria de agradecer a todos os enfermeiros e auxiliares, o apoio que nos têm dado. Deixaram as suas casas e as suas famílias e estão, lado a lado, connosco, e têm vindo a prestar um trabalho digno de louvor.
Compreendo que estar longe de casa, trabalhar 12h por dia, e lidar com doentes do foro psiquiátrico deve ser extremamente difícil. Contudo, todos vocês têm desempenhado um papel extraordinário, e nesse sentido queria deixar aqui o meu agradecimento, por toda a dedicação, competência e solidariedade que vocês representam.
Um obrigada muito especial ao Enf. Bruno pela paciência com que me tem escutado,  e à D. Glória pela calma que inspira em nós.
A todos nós que estamos a passar uma fase bastante complicada, temos que pôr à prova a nossa capacidade de superação.
Peço-vos que não deixem de nos ouvir e de nos tentar compreender no meio das nossas doenças.
A todos vocês os meus sinceros e singelos parabéns!

Bárbara de Sotto e Freire

COVID-19

Estou mais uma vez internada na Casa de Saúde do Bom Jesus (CSBJ). Desta feita por uma recaída na minha doença.
Contudo esta recaída coincidiu com a quarentena relativa à COVID-19.

Perante a situação que se apresentava a CSBJ tomou imediatamente medidas profiláticas para que não houvesse nenhum caso nesta instituição. Assim sendo todas as unidades encerraram e desde então que não entra mais nenhum utente. No caso da unidade de São João de Deus (clínica) só há altas, isto é saídas de pessoas para o exterior. Estamos todas de quarentena. Formaram-se ainda duas equipas, quer de enfermagem quer de auxiliares, que trabalham de modo consecutivo durante quinze dias e dormem cá de modo a estarem envolvidos também na quarentena e não terem outros contactos com o exterior. Passados estes primeiros quinze dias vem outra equipa trabalhar connosco.
Esta medida, apesar de muito trabalhosa, parece estar a surtir efeito, já que até agora não há casos de COVID-19 por cá.

Bárbara de Sotto e Freire

sábado, 28 de março de 2020

Transtorno de Personalidade Borderline

Sofro de transtorno de personalidade Borderline.

Esta doença caracteriza-se por instabilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade emotiva (afectos) e instabilidade na imagem que se tem de si próprio. Há uma sensação de vazio e um medo intenso de abandono emocional, com risco de automutilação, bem como reacções agressivas e intensas. Define-se também pela impulsividade. Pode haver ideação paranóide transitória a associada a stress ou sintomas dissociativos intensos.
Em muitos casos esta doença está associada a abuso de substâncias, depressão e perturbações alimentares.
Embora as causas deste transtorno não estejam totalmente definidas, pensa-se que há uma forte contribuição de factores genéticos (a condição é cinco  vezes mais frequente em quem tem ou teve pais com o transtorno do que na população geral), ambientais e sociais.
O tratamento tem por base a psicoterapia,que tende a ajudar o doente a controlar os seus impulsos e entender o seu comportamento; o tratamento foca-se nas questões do suicídio e automutilação, eficácia interpessoal, cooperação adaptativa nas crises e decepções e na correta identificação e regulação de reacções emocionais. A terapia medicamentosa baseia-se em antidepressivos, estabilizadores de humor e anstipsicóticos.
O diagnóstico pode demorar anos a ser feito, mas normalmente descobre-se a doença na adolescência ou na idade adulta.

De facto esta é uma doença difícil de ser diagnosticada, mas tem tratamento. Por isso não desistas!


Bárbara de Sotto e Freire

quinta-feira, 26 de março de 2020

Ansiedade

Sofro de ansiedade há vários anos, por isso já há muito tempo que tento dominar esta "bicheza estranha" que me traz muito mal estar e alguma incapacidade.
O que é a ansiedade ?  "A ansiedade  é uma emoção caracterizada por um estado desagradável de agitação interior, muitas vezes acompanhada de comportamento nervoso ." (https://pt.wikipedia.org/)
Supera-se com exercícios respiratórios, relaxamento, e tentando procurar as evidências contra e a favor desse estado.
A melhor solução está em manter-mo-nos ocupados pois desta forma a ansiedade não tem porta de entrada.
A medicação também ajuda (e bastante), mas a ocupação é fundamental.
Temos que ter consciência que somos nós que dominamos a ansiedade, e não é a ansiedade que nos domina!

Bárbara de Sotto e Freire

Contra o estigma da doença mental

Sou portadora de doença mental. Sofro de transtorno de personalidade borderline. E sinto o estigma da doença mental perante outras pessoas.
Não será a doença mental igual a uma perna partida ou a uma cirrose? Pergunto-me porque é que as pessoas nos olham de lado, com olhar de critica ou de pena.
Tal como em qualquer doença, se nós mantivermos a medicação prescrita, e o acompanhamento psicológico e psiquiátrico, não descompensamos e conseguimos levar uma vida normal.
Não vale a pena apontar o dedo porque nós podemos estudar, trabalhar, contribuir para um mundo melhor,e fazer tudo o que as outras pessoas fazem.
Por isso não discriminem. Integrem todos na sociedades, porque a sociedade é de todos.

Bárbara de Sotto e Freire

segunda-feira, 23 de março de 2020

O melhor de mim

Hoje, a semente que dorme na terra
E se esconde no escuro que encerra
Amanhã nascerá uma flor

Ainda que a esperança da luz
Seja escassa
A chuva que molha e passa
Vai trazer numa gota amor

Também eu estou
À espera da luz
Deixo-me aqui
Onde a sombra seduz

Também eu estou
À espera de mim
Algo me diz
Que a tormenta passará

É preciso perder
Para depois se ganhar
E mesmo sem ver
Acreditar!

É a vida que segue
E não espera pela gente
Cada passo que dermos em frente
Caminhando sem medo de errar

Creio que a noite
Sempre se tornará dia
E o brilho que o sol irradia
Há-de sempre me iluminar

Quebro as algemas neste meu lamento
Se renasço a cada momento
Meu o destino na vida é maior

Também eu vou
Em busca da luz
Saio daqui
Onde a sombra seduz

Também eu estou
À espera de mim
Algo me diz
Que a tormenta passará

É preciso perder
Para depois se ganhar
E mesmo sem ver
Acreditar!

É a vida que segue
E não espera pela gente
Cada passo que dermos em frente
Caminhando sem medo de errar

Creio que a noite
Sempre se tornará dia
E o brilho que o sol irradia
Há-de sempre nos iluminar

Sei que o melhor de mim
Está para chegar
Sei que o melhor de mim
Está por chegar
Sei que o melhor de mim
Está para chegar

Mariza

Capacidade de superação

Em tempo de crise temos de pôr à prova a nossa capacidade de superação.
Temos de lutar contra tudo e contra todos, mas sobretudo contra nós mesmos. Contra os nossos pensamentos negativos, contra a nossa vontade de baixar os braços e desistir.
Nesta fase de quarentena, devido ao COVID-19, as nossas "defesas psicológicas" vão abaixo, e aí entra a nossa capacidade de superação. Capacidade de preencher o tempo da melhor forma possível, capacidade de nos distrairmos, capacidade de pensarmos com o coração sobre aqueles de quem amamos e de quem estamos longe... Pensar que tudo vai ficar bem e que rapidamente, ou melhor, tão rapidamente quanto possível, estaremos a abraçar os nossos entes mais queridos e chegados. E quando as dúvidas pairarem na nossa cabeça, como por exemplo, quando pensarmos que esta distância e o tempo que ela impõe, vai distanciar-nos de quem amamos, devemos pensar que são apenas dúvidas sem motivo, porque quem ama permanece, longe ou perto, passe uma semana ou um mês sem nos ver. E essa certeza deve dar-nos força. Força para superarmos os nossos momentos de crise, os nossos momentos de pânico mental, os nossos momentos de medo.
E que dentro de nós esta mensagem de amor seja a força motriz da nossa capacidade de superação, todos os dias, com ou sem COVID-19.

Bárbara de Sotto e Freire

domingo, 22 de março de 2020

COVID-19

Os coronavírus são uma família de vírus que podem causar infecções no Homem, normalmente infeções que afectam o sistema respiratório.
O novo coronavírus, SARS-CoV-2, foi identificado pela primeira vez na China, em Dezembro de 2019.
O nome do vírus é SARS-CoV-2 e significa Severe Respiratory Acute Syndrome-Coronavírus-2. Existe um outro coronavírus, o SARS-Cov, que causa Síndrome Respiratória Aguda Grave, identificado em 2002.
COVID-19 (Coronavirus Disease) é o nome da doença e significa Doença por Coronavírus 2019, fazendo referência ao ano em que foi descoberta.
Em anos anteriores foram identificados alguns coronavírus que provocaram surtos de infeções respiratórias graves em humanos, nomeadamente o coronavírus SARS-CoV, que entre 2002 e 2003 que provocou  a síndrome respiratória aguda grave.
Os infectados apresentam sintomas como febre, tosse e dificuldade respiratória. A maioria recupera sem danos colaterais. Contudo a doença pode evoluir para pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgão e eventual morte.
Para casos suspeitos de COVID-19, o SNS24 é o contacto ideal.
A transmissão dá-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies ou objetos contaminados. Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, e que, desta forma podem atingir o próximo ou as superfícies em volta.
Relativamente ao período de incubação, estima-se que esteja entre os 2 e os 14 dias. 
Não há qualquer evidência que os animais domésticos possam transmitir o COVID-19.
Dado tratar-se de um vírus os antibióticos não são eficazes no tratamento do COVID-19. A OMS recomenda medidas de higiene e de etiqueta respiratória para reduzir a exposição e a transmissão da doença:
- tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar o lenço de papel ao lixo;
- Lavar as mãos frequentemente, pelo menos durante 20 segundos (o tempo de cantar os parabéns duas vezes) com sabão desinfetante ou com solução alcoólica a 70%;
- Evitar contacto próximo com pessoas com infecção respiratória;
- Não tocar nos olhos, nariz e boca;
- O uso de máscara está recomendado para suspeitos de infeção por COVID-19, e pessoas que prestem cuidados a esses mesmos indivíduos.

Fonte: DGS

Bárbara de Sotto e Freire

sábado, 21 de março de 2020

O medo da mudança

Temos medo de mudar porque julgamos que, depois de muito esforço e sacrifício, conhecemos o nosso mundo.
Sonhar não implica riscos. O que é perigoso é querer transformar os sonhos em realidade.
Um dia, no entanto, o destino bate à nossa porta. "Muda agora". E os que não temem o anjo da sorte compreendem que é preciso seguir em frente, apesar do medo. Apesar das duvidas. Apesar das recriminações. Apesar das ameaças..
Em vez de passar a vida inteira a destruir os caminhos que temia seguir, passa a amar o caminho que está a percorrer. A transformação faz-nos amar o mistério.
E quando tudo parecer negro, e quando nos sentirmos desamparados, não vamos olhar para trás, com medo de ver as transformações que ocorreram na nossa alma. Vamos olhar em frente.
Não vamos temer o que vai acontecer amanhã, porque ontem tivemos quem cuidasse de nós.
Iremos mais longe do que pensamos. Procuraremos o local onde nasce a estrela da manhã. E surpreender-nos-emos ao constatar que chegar até ela foi mais fácil do que imaginámos.

A Indesejada das Gentes chega para os que não mudam e para os que mudam. Contudo, pelo menos estes últimos podem dizer "A minha vida foi interessante, não desperdicei a minha benção".
E para os que acham que a aventura é perigosa, que experimentem a rotina: a rotina mata antes do tempo.

Paulo Coelho
in Manuscrito encontrado em Accra

terça-feira, 10 de março de 2020

A beleza

A beleza exterior é a parte visível da beleza interior. E ela manifesta-se pela luz que sai dos olhos de cada um.
Mas além da capacidade de brilhar, os olhos têm outra qualidade: funcionam como espelho. E reflectem quem está a admirá-los.
O perigo reside no facto de nos deixarmos levar pelo julgamento alheio.
Se resistirmos à tentação de aceitar que os outros podem definir quem somos, então a pouco e pouco seremos capazes de fazer brilhar o sol que reside na nossa alma. O belo não reside na igualdade mas na diferença.

Paulo Coelho
in Manuscrito encontrado em Accra

domingo, 8 de março de 2020

O ser inútil

Não há nada neste mundo que seja inútil aos olhos de Deus.
Não tentes ser útil. Tenta ser tu próprio: isso basta, e faz toda a diferença.
Uma vida nunca é inútil. Cada alma que desceu à terra tem uma razão para aqui estar.
As pessoas que realmente fazem bem aos outros não estão a tentar ser úteis, estão a tentar levar uma vida interessante. Quase nunca dão conselhos, mas servem de exemplo.
Tenta fazer apenas isto: viver aquilo que sempre desejas-te viver.

Paulo Coelho
in Manuscrito encontrado em Accra

sexta-feira, 6 de março de 2020

A solidão

Sem a solidão, o amor não permanecerá muito tempo ao seu lado. A solidão não é ausência do amor, mas o seu complemento.
Nos momentos mais importantes da vida estaremos sempre sozinhos.
Assim como o amor é a condição divina, a solidão é a condição humana.

Paulo Coelho
in Manuscrito encontrado em Accra

terça-feira, 3 de março de 2020

Os derrotados

São aqueles que não fracassam. A derrota tem um final quando nos empenhamos num novo combate. O fracasso não tem um final, é uma escolha de vida.

Paulo Coelho
in Manuscrito encontrado em Accra

domingo, 1 de março de 2020

A derrota

Não existe vitória nem derrota no ciclo da natureza: existe movimento. Quando o coração do ser humano compreende isto, fica livre. Aceita sem pesar os momentos difíceis e não se deixa enganar pelos momentos de glória.
Só é derrotado quem desiste. Todos os outros são vitoriosos.

Paulo Coelho
in Manuscrito encontrado em Accra