Em tempo de crise temos de pôr à prova a nossa capacidade de superação.
Temos de lutar contra tudo e contra todos, mas sobretudo contra nós mesmos. Contra os nossos pensamentos negativos, contra a nossa vontade de baixar os braços e desistir.
Nesta fase de quarentena, devido ao COVID-19, as nossas "defesas psicológicas" vão abaixo, e aí entra a nossa capacidade de superação. Capacidade de preencher o tempo da melhor forma possível, capacidade de nos distrairmos, capacidade de pensarmos com o coração sobre aqueles de quem amamos e de quem estamos longe... Pensar que tudo vai ficar bem e que rapidamente, ou melhor, tão rapidamente quanto possível, estaremos a abraçar os nossos entes mais queridos e chegados. E quando as dúvidas pairarem na nossa cabeça, como por exemplo, quando pensarmos que esta distância e o tempo que ela impõe, vai distanciar-nos de quem amamos, devemos pensar que são apenas dúvidas sem motivo, porque quem ama permanece, longe ou perto, passe uma semana ou um mês sem nos ver. E essa certeza deve dar-nos força. Força para superarmos os nossos momentos de crise, os nossos momentos de pânico mental, os nossos momentos de medo.
E que dentro de nós esta mensagem de amor seja a força motriz da nossa capacidade de superação, todos os dias, com ou sem COVID-19.
Bárbara de Sotto e Freire
Sem comentários:
Enviar um comentário