quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
2008 em balanço
domingo, 28 de dezembro de 2008
Who am I ?!
sábado, 20 de dezembro de 2008
De certa forma também era meu - I
[Fonte:http://fotos.sapo.pt/ZOuZDSzZZEBKI1thhz73]
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Organização empresarial
Kaizen é uma palavra japonesa que significa mudança para melhor, ou melhoria contínua.
Na realidade, esta filosofia, tem como base valores humanos japoneses complementados com conhecimentos técnicos americanos, e data de 1950. Consiste então num processo integrado de control de qualidade e de aprimoramento contínuo: é tão importante fazer bem-feito (eficiência), quanto obter o resultado certo (eficácia).
"A jornada é o próprio objectivo." (Osho)
Por forma a obterem-se os resultados pretendidos, na empresa todos devem ter objetivo e missão comuns, sendo que durante o período de trabalho devem trabalhar da forma mais equilibrada e satisfatória possível, pois dessa forma tende-se a aumentar a produtividade e melhorar a qualidade, o que por sua vez, permite a conquista de um resultado positivo no mercado.
Para o Kaizen contribuem o Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que estão intimamente relacionados com wa – harmonia.
Mas wa,harmonia, não significa que tenhamos que concordar sempre; wa considera indispensavelmente o não: é indispensável o não para existir o debate e a troca de idéias para que se chegue a um consenso onde todos tenham a consciência de que tomou a melhor decisão possivel face ás circunstâncias. O debate permite a evolução.
1. SEITON significa arrumação, deixar tudo em ordem – todos os materiais devem ser mantidos em ordem, para que possam ser encontrados de imediato e estejam prontos para uso sempre que necessários. Deixar as coisas no lugar certo, para não se perder tempo e gastar energia desnecessária, procurando-as.
2. SEIRI significa evitar o desnecessário, separando-o do necessário, e guardá-lo num lugar que lhe é próprio, para que não atrapalhe a rotina de trabalho ou qualquer outra atividade. Disponibilizar as coisas realmente necessárias ao trabalho e aquelas desnecessárias guardá-las ou “passá-las para frente”. Guardá-las, porque futuramente poderão ser necessárias; “passá-las para frente” (doar) porque aquilo que é desnecessário para um, pode ser útil para outro.
4. SEIKETSU significa manter a higiene tornando o ambiente saudável e agradável para todos.
"Um local para cada coisa, cada coisa no seu local."
Para o Kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implementada, seja ela na estrutura da empresa ou no indivíduo. Esta metodologia traz resultados concretos, tanto qualitativa, quanto quantitativamente, num curto espaço de tempo e a um baixo custo, apoiados numa equipa unida e esforçada para obter os resultados propostos pela direcção da empresa.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
I have a dream
Bárbara de Sotto e Freire
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Estado de espírito
Essas e o que faz falta nelas eternamente;
Bárbara de Sotto e Freire
Porquê?
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Porque eu gosto
[Mário Cesariny - 2001]
Bárbara de Sotto e Freire
domingo, 7 de dezembro de 2008
...
"Chora aos berros como as crianças até te estafares. Verás que depois adormeces."
Vergílio Ferreira - Pensar
À CI e à MC
«Já pensei dar-te uma flor, com um bilhete, mas não sei o que escrever, sinto as pernas a tremer quando sorris para mim, quando deixo de te ver...
Vem jogar comigo um jogo, eu por ti e tu por mim. Fecha os olhos e adivinha, quanto é que eu gosto de ti.
Gosto de ti desde aqui até à lua, gosto de ti, desde a lua até aqui.
Gosto de ti, simplesmente porque gosto, e é tão bom viver assim...
Ando a ver se me decido, como te vou dizer, como te hei-de contar, até já fiz um avião com um papel azul, mas voou da minha mão...
Gosto de ti desde aqui até à lua, gosto de ti, desde a lua até aqui.
Gosto de ti, simplesmente porque gosto, e é tão bom viver assim...
Quantas vezes parei à tua porta, quantas vezes nem olhaste para mi, quantas vezes eu pedi que adivinhsses, o quanto eu gosto de ti.
Gosto de ti desde aqui até à lua, gosto de ti, desde a lua até aqui.
Gosto de ti, simplesmente porque gosto, e é tão bom viver assim...»
André Sardet - Adivinha o quanto eu gosto de ti - Mundo de Cartão
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Pedra Filosofal
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Metamorfose
[Salvador Dali - Metamorfose de Narciso]
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Então eu repito:
Estão no mundo, fazem parte do mundo, e ao mundo foram enviados sem alforge e sem sandálias. Muitas vezes são covardes. Nem sempre agem correctamente.
Os guerreiros da luz sofrem por coisas inúteis, preocupam-se por coisas mesquinhas, e ás vezes julgam-se incapazes de crescer. Os guerreiros da lus, de vez em quando, creêm-se indignos de qualquer benção ou milagre.
Os guerreiros da luz, com frequência, interrogam-se sobre o que fazem aqui. Muitas vezes passam noites em claro, e acham que as suas vidas não têm sentido.
Por isso são guerreiros da luz. Porque erram. Porque interrogam. Porque continuam a procurar um sentido - e acabarão por encontrá-lo."