quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Organização empresarial

Kaizen é uma palavra japonesa que significa mudança para melhor, ou melhoria contínua.

Na realidade, esta filosofia, tem como base valores humanos japoneses complementados com conhecimentos técnicos americanos, e data de 1950. Consiste então num processo integrado de control de qualidade e de aprimoramento contínuo: é tão importante fazer bem-feito (eficiência), quanto obter o resultado certo (eficácia).

"A jornada é o próprio objectivo." (Osho)

Por forma a obterem-se os resultados pretendidos, na empresa todos devem ter objetivo e missão comuns, sendo que durante o período de trabalho devem trabalhar da forma mais equilibrada e satisfatória possível, pois dessa forma tende-se a aumentar a produtividade e melhorar a qualidade, o que por sua vez, permite a conquista de um resultado positivo no mercado.


Para o Kaizen contribuem o Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que estão intimamente relacionados com wa – harmonia.
Mas wa,harmonia, não significa que tenhamos que concordar sempre; wa considera indispensavelmente o não: é indispensável o não para existir o debate e a troca de idéias para que se chegue a um consenso onde todos tenham a consciência de que tomou a melhor decisão possivel face ás circunstâncias.
O debate permite a evolução.


1. SEITON significa arrumação, deixar tudo em ordem – todos os materiais devem ser mantidos em ordem, para que possam ser encontrados de imediato e estejam prontos para uso sempre que necessários. Deixar as coisas no lugar certo, para não se perder tempo e gastar energia desnecessária, procurando-as.


2. SEIRI significa evitar o desnecessário, separando-o do necessário, e guardá-lo num lugar que lhe é próprio, para que não atrapalhe a rotina de trabalho ou qualquer outra atividade. Disponibilizar as coisas realmente necessárias ao trabalho e aquelas desnecessárias guardá-las ou “passá-las para frente”. Guardá-las, porque futuramente poderão ser necessárias; “passá-las para frente” (doar) porque aquilo que é desnecessário para um, pode ser útil para outro.


3. SEISO significa manter o local de trabalho sempre limpo.

4. SEIKETSU significa manter a higiene tornando o ambiente saudável e agradável para todos.

5. SHITSUKE significa disciplina - não só aprender e seguir os princípios anteriores como hábitos salutares, como também educar-se com carácter, firme e honrado, para vencer na vida. (A palavra “disciplina” basicamente significa capacidade de aprender, daí a palavra “discípulo”).

"Um local para cada coisa, cada coisa no seu local."

Para o Kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implementada, seja ela na estrutura da empresa ou no indivíduo. Esta metodologia traz resultados concretos, tanto qualitativa, quanto quantitativamente, num curto espaço de tempo e a um baixo custo, apoiados numa equipa unida e esforçada para obter os resultados propostos pela direcção da empresa.



"Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!"



Bárbara de Sotto e Freire


Sem comentários: