quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

2008 em balanço

Finda o ano de 2008, e chega então a hora de fazer o balanço entre o melhor e o pior deste ano.
Poderia escrever sobre muita coisa.
Começaria pela tão falada crise, ou então dissertava sobre o (mau) estado da educação no nosso país. Poderia discorrer sobre os jogos olímpicos, ou sobre as ondas de solidariedade que apaixonam os portugueses. Falar sobre os óscares não seria má ideia, nem como má ideia seria falar sobre o aquecimento global. Poderia citar nomes de pessoas célebres que faleceram e sobre o legado que nos deixaram. Poderia deprimir-me a escrever sobre a guerra entre israelitas e palestinianos, ou então fazer "previsões" para o mandato de Obama. Bem, poderia escrever sobre milhentos itens, mas: NÃO ME APETECE!
Sobre este ano tenho a dizer que ganhei muita "coisa", aprendi muito, e sobretudo cresci... (mesmo perto dos trinta ainda é possível crescer!!!).
Ganhei amigos para a vida, que sempre levarei comigo. Tive o privilégio de trabalhar com uma equipa realmente óptima, e de integrar projectos aliciantes. Saí da minha terra e isso fez-me perceber o quanto eu gostava dos meus. Afinal é pela saudade e pela ausência que também se sente o amor. Concluí que para onde quer que vá o Porto será sempre a minha cidade... Concluí também que a capacidade de nos adaptarmos à mudança nos enriquece [mas é muito difícil!:)]. Fui novamente tia.
Ao longo deste ano li muitos livros, fui algumas vezes ao cinema, a música despertou-me os sentidos.
Quando menos esperava consegui reagir ao meu próprio desespero. Quando esperava conseguir reagir, abandonei-me a mim própria...
Aquilo que realmente levo de 2008 são amigos, abraços e sorrisos. São aqueles beijos que a minha sobrinha me dá e quase me partem o maxilar. É a cara fofa da pequenota. É a saudade de hoje não vos poder reunir à minha mesa, e de não podermos brindar, juntos, ao novo ano.
Que o ano de 2009 vos traga a realização de projectos, a concretização de sonhos e o aproximar dos amigos.
Um excelente 2009!

Bárbara de Sotto e Freire