domingo, 22 de março de 2020

COVID-19

Os coronavírus são uma família de vírus que podem causar infecções no Homem, normalmente infeções que afectam o sistema respiratório.
O novo coronavírus, SARS-CoV-2, foi identificado pela primeira vez na China, em Dezembro de 2019.
O nome do vírus é SARS-CoV-2 e significa Severe Respiratory Acute Syndrome-Coronavírus-2. Existe um outro coronavírus, o SARS-Cov, que causa Síndrome Respiratória Aguda Grave, identificado em 2002.
COVID-19 (Coronavirus Disease) é o nome da doença e significa Doença por Coronavírus 2019, fazendo referência ao ano em que foi descoberta.
Em anos anteriores foram identificados alguns coronavírus que provocaram surtos de infeções respiratórias graves em humanos, nomeadamente o coronavírus SARS-CoV, que entre 2002 e 2003 que provocou  a síndrome respiratória aguda grave.
Os infectados apresentam sintomas como febre, tosse e dificuldade respiratória. A maioria recupera sem danos colaterais. Contudo a doença pode evoluir para pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgão e eventual morte.
Para casos suspeitos de COVID-19, o SNS24 é o contacto ideal.
A transmissão dá-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies ou objetos contaminados. Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, e que, desta forma podem atingir o próximo ou as superfícies em volta.
Relativamente ao período de incubação, estima-se que esteja entre os 2 e os 14 dias. 
Não há qualquer evidência que os animais domésticos possam transmitir o COVID-19.
Dado tratar-se de um vírus os antibióticos não são eficazes no tratamento do COVID-19. A OMS recomenda medidas de higiene e de etiqueta respiratória para reduzir a exposição e a transmissão da doença:
- tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar o lenço de papel ao lixo;
- Lavar as mãos frequentemente, pelo menos durante 20 segundos (o tempo de cantar os parabéns duas vezes) com sabão desinfetante ou com solução alcoólica a 70%;
- Evitar contacto próximo com pessoas com infecção respiratória;
- Não tocar nos olhos, nariz e boca;
- O uso de máscara está recomendado para suspeitos de infeção por COVID-19, e pessoas que prestem cuidados a esses mesmos indivíduos.

Fonte: DGS

Bárbara de Sotto e Freire

Sem comentários: