quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Eutanásia? O caso Eluana

Eluana Englaro, 37 anos, vive em estado vegetativo desde 1992, depois de um acidente rodoviário.
Depois de 10 anos de batalha, em Novembro último, o Supremo Tribunal de Justiça italiano autoriza a cessação da alimentação e hidratação de Eluana.
Foi transferida, no passado dia 03 de Fevereiro para a clínica La Quiete em Udine, Itália, que lhe irá permitir a morte.
Este caso tornou-se polémico, sendo notícia na televisão, e caso de discussão na igreja católica.
Diz o ministro da saúde do Vaticano: "Interromper a alimentação e a hidratação de Eluana equivale a um abominável assassínio e a Igreja não parará de reclamar em voz alta (...) Não vejo como se poderia definir de outra forma o facto de não alimentar alguém (...) a posição da Igreja, que defende a vida, mantém-se a mesma e não pode mudar devido a um veredicto de juízes".

Este caso tem chocado toda a sociedade, e levanta questões de religião, profissionalismo e ética médicas.
Será esta uma morte digna? Será esta a morte mais digna que Eluana pode ter nos dias que correm? Será que um pai que vê sofrer uma filha há 17 anos, sem esperança de melhoria do seu estado de saúde, não pode pedir um pouco mais da sociedade? Será a justiça justa?
Por vezes acho que a evolução da ciência ainda não é suficiente para priveligiar o ser humano das suas vantagens... Acho também que a mentalidade do Homem não é a esperada para uma sociedade realmente HUMANA.
Tenho dito.
Bárbara de Sotto e Freire

Sem comentários: