sexta-feira, 26 de junho de 2009

"Eu vou ter ao Piolho!"

O café Piolho faz hoje 100 anos. Também conhecido como "café Âncora de Ouro", o Piolho junta-se hoje aos já centenários cafés da Invicta "A Brasileira" e o "Café Progresso".
Este café lendário situa-se na Praça Parada Leitão, em frente ao edifício da antiga Reitoria da Universidade do Porto, junto do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, do Hospital Geral Santo António e do Jardim da Cordoaria.
Ainda hoje o Piolho é um ponto de encontro, um espaço de tertúlia, onde nascem ideias geniais, onde se estuda, se filosofa, se namora, onde se ri, onde as pessoas se encontram inexoravelmente. Desde 1909. Há 100 anos!
Desde 1909 que gerações e gerações de futuros médicos, engenheiros, psicólogos, e de outras tantas licenciaturas, se sentaram no Piolho tornamdo-o um marco da minha cidade.
Foram bons os momentos que lá vivi. O café que lá tomava pela manhã, estudar com génios, o baptismo de caloiro, as noitadas (confesso, não foram assim tantas quantas mereci!).
Tudo isso é bem patente nas várias placas de agradecimento que estão emolduradas nas paredes do Piolho. Uma vida. Muitas vidas.
A sua arte, desde a ventoínha, ás caixas registradoras, e a vários outros pormenores, que só são visíveis a por quem lá passa, e a quem por lá se senta, permanecem como testemunho de 100 anos que se foram adaptando ás exigências dos nossos tempos.
O Piolho tornou-se de facto um testemunho da Invicta, do frenesim da cultura, e da energia inebriante que corre naquela que será sempre a minha Cidade, o Porto.
Fontes:
Bárbara de Sotto e Freire

Sem comentários: