sexta-feira, 26 de junho de 2009

The king of pop - Forever

«O meu irmão, o rei lendário da pop Michael Jackson, morreu quinta-feira, 25 de Junho de 2009, às 14h26 [hora local].»
Jermaine Jackson
Morreu Michael Jackson (MJ), o Rei da música Pop.
Foi em Los Angeles que MJ terá sofrido uma paragem cardíaca, e apesar de uma hora de tentativas de reanimação o rei da música Pop acabou por falecer. O corpo será sujeito a autópsia, por forma a apurar a causa desta morte inesperada.
Michael Joseph Jackson nasceu em 1958 no estado norte-americano do Indiana, e era o sétimo de nove filhos. Foi com apenas 5 anos que MJ se estreou naquele que viria a ser o seu mundo, o da música, com os seus irmãos, na banda Jackson Five, onde revelou um talento inato para a música. Iniciou carreira a solo em 1979 com o álbum “Off the Wall”, mas foi o seu disco Thriller, editado em 1982, que o celebrizou como o Rei da Pop: tornou-se o álbum mais vendido de sempre (mais de 100 milhões de cópias vendidas). Michael Jackson foi por duas vezes reconhecido no “Rock’n Roll Hall of Fame” e venceu 13 Grammys.
«A música de Michael Jackson marcou de forma indelével os anos 80 e influenciou toda uma geração de músicos e os vídeos que acompanharam os seus sucessos transformaram a indústria, abrindo a porta ao sucesso dos canais televisivos musicais como a MTV.»
Tão genial quanto a sua música, foi a especulação que ao longo dos anos se criou em torno da sua vida pessoal.
A sua transformação física, e as várias cirurgias plásticas a que se submeteu eram fonte de permanente observação. Em 2005 recaíram sobre si suspeitas de abuso de um menor, um mediático processo no qual foi absolvido.
Casou com Lisa-Marie Presley, e posteriormente com Deborah Rowe, com quem teve dois filhos. A mãe do seu terceiro filho não tem identidade conhecida.
A sua obsessão por Peter Pan era outra das suas excentricidades. Morou num rancho que designou “Neverland”.
Para lá de especulações e excentricidades desenvolveu também um importante trabalho humanitário, sendo o responsável pelo single “We Are The World”, de ajuda a África.

«Tão espectacular como o seu fulgurante sucesso foi o seu colapso: há doze anos que Jackson se mantinha afastado dos palcos.» De facto o público que constrói uma estrela, é o mesmo que a destrói. Qualquer mente genial e revolucionária não é entendida na sua totalidade, e é mais fácil apontar-lhe os defeitos, do que fazê-la brilhar.
MJ tinha agendado 50 concertos em Londres, a terem início a 13 de Julho, cujos bilhetes esgotaram poucas horas depois de serem anunciados. Fontes de imprensa norte-americana noticiaram que esses espectáculos “seriam uma espécie de pontapé de saída para uma tournée mundial de três anos e um novo álbum de originais”. Informam também que MJ tinha planos para transformar o seu álbum “Thriller” numa espécie de musical para casino, a apresentar em Las Vegas e Macau.
A morte do inigualável MJ foi um choque; amigos, colegas e figuras públicas demonstraram a sua consternação perante a morte do mítico MJ, particularmente a comunidade afro-americana que via em MJ um símbolo de prosperidade, talento e brilho.
“O mundo nunca deixará de escutar Michael Jackson”
Al Sharpton

Discografia a solo:
1972 - Got to Be There
1972 – Ben
1973 - Music and Me
1975 - Forever, Michael
1979 - Off The Wall
1982 – Thriller
1987 – Bad
1991 - Dangerous
1995 - HIStory - Past, Present, And Future, Book I
1997 - Blood On The Dance Floor - History In The Mix
2001 - Invincible
2003 – Number Ones

Fontes:
*http://www.destak.pt/artigos.php?art=33586
*http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=93&did=60616
*http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1388807&idCanal=42
Bárbara de Sotto e Freire

Sem comentários: