terça-feira, 7 de outubro de 2008

Ponto de situação - Lisboa I

Á chegada Lisboa pareceu-me uma cidade luminosa. Eram 10h30 da manhã e lá desci eu do comboio, pendular, já agora, com um frio na barriga que parecia não ter fim. Apanhei o táxi, e tive a viagem mais alucinante da minha vida. Primeiro ensinamento: o trânsito em Lisboa é caótico, os carros atravesssam-se por tudo quanto é lado, dão o pisca e já viraram, os radares não são respeitados. Depois da tal viagem em que vi a a minha vida em perigo, cheguei a Alfragide. Malas de rodinhas, e Centro comercial Alegro para explorar. Mas vinha tão cansada, tão nervosa, e já com tantas saudades do norte, e do OH, que fui tomar um café. Sim, a minha outra aventura começou aí. A pronúncia do norte! Não é café é bica, não é frigideira é sertã, não é rabo mas tarro (!), não é prego mas bitoque, enfim... Os lisboetas ficam a olhar para nós e nós a olhar para eles como se estivessemos a falar uma lingua diferente... Mas é muito engraçado, porque dizem que as mulheres do norte têm pulso, são simpáticos mantendo a distância, e de uma maneira diferente do "querida" e "amorzinho" do Porto.
Depois de almoço, lá fui ter ao ponto de encontro, e tive a primeira tarde de formação. Somos um grupo muito heterogéneo, com muitas mulheres e apenas dois homens, e a primeira impressão que tive foi que isto ia ser uma verdadeira aventura... Uma tarde que parecia ser leve, mas em que foi passada muita informação, com um formador do norte, claro!
Malas para o autocarro e um motorista simpático que nos passeou um pouco por Lisboa. Estádio da Luz - o magnifico, estrondoso e maravilhoso estádio da Luz! (Ah Sérgio, como me lembrei de ti!!! - isto é só para fazer inveja). Chegadas ao hotel, fomos procurar local para jantar, e depois foi mesmo dormir (não, não há mesmo nada de Docas, nem de vodka preta com limão).
Ao segundo dia começou a sério. Começamos a formação em técnicas de venda, com uma formadora muito dinâmica. Bem quando foi citado o exemplo do preço qualidade e é citado um supermercado da concorrência (aquele em que os sacos se pagam e toca uma campainha quando há muitos clientes na fila para a caixa) os meus olhos brilharam e eu quase saltei da cadeira - sim, porque o meu Vitor (salvo seja!) deu um exemplo espectacular... Dia intenso em que aprendi muito, reforcei muitos aspectos de venda, aprendi novas prespectivas sobre conceitos apreendidos, conheci um pouco melhor as colegas... ao fim do dia, fomos à gare do Oriente comprar os bilhetes de regresso ao Norte, e passamos pelo estádio do Sporting... O do Benfica é muito mais bonito e e imponente, desculpem lá! Jantar, net, televisão, e dormir.
Terceiro dia: Bem, a sensação que tenho é que vender é uma arte muito complexa, em que é necessária aprendizagem constante. Aprendi muito na formação, mas tenho consciência que ainda há um longo caminho a percorrer.
A meio da semana o cansaço já pesa, as saudades do pessoal do norte ainda pesam mais, e lembro-me muito do OH... Já cheguei ao hotel, no Campo Grande, vou jantar e preparar-me para o módulo que se segue, que esse sim, é bem mais doloroso e exigente - vou dormir.
A única sensação que tenho e que na vida temos de arriscar, sem ferir. Temos de viver intensamente. As pessoas são demasiado belas para não serem amadas.
É uma tarefa muito dificil...
Bárbara de Sotto e Freire

2 comentários:

Tiago Ramos disse...

Ora pois bem, tanta coisa que terei a dizer em relação a este post e a essa tua aventura...
Bem, eu sou de aí de baixo, portanto gosto muito de Lisboa e dos seus ares e pessoas. Concordo com tudo o que disseste e até eu quando cheguei ao Porto estranhei (e ao mesmo tempo achei piada) a estas diferenças entre o centro e o norte.
Bem, em relação às técnicas de vendas, estás no teu campo... e aaah! o famoso exemplo do LIDL! Genial! :P

Vê se descansas! Bom trabalho amanhã! :)

Anónimo disse...

Eu que vim cá verificar como andas sim, porque não dás notícias ao pessoal do norte...Descobri porque é que o Tiago me enviou uma msg a dizer que ia chegar "um bocadinho atrasado"...estas acordado até à 1h!! Bem mas com ele falo depois...

Sinceramente, fico mais tranquila por estares bem! Vejo que esta entusiasmada com a formação e que os exemplos do Vitor já são conhecidos ai no Sul.

Dá notícias, todos sentimos a tua falta.

Beijo imenso

Ps: espero que te expulsem sempre que tentares trabalhar mais que 8h!!