domingo, 26 de outubro de 2008

Ponto de situação - Lisboa III


A vida é feita de momentos. De idas e de regressos. De despedidas e de (re)encontros.
O cheiro é-me familiar, anestesiante. É o cheiro da minha terra. Tem um não-sei-quê de aldeia, de chuva sobre terra queimada, de comida caseira... Lá é de um metalizado estranho, que a cada semana que passa, se torna mais familiar e convidativo. Primeiro estranha-se, depois entranha-se.
Quando lá chego a minha postura (apenas a exterior) torna-se mais serena, como que tentando manter a calma no meio do caos. Lisboa tem uma luz que jamais vou esquecer. A cultura vive ao dobrar da esquina. [Não que aqui no Norte esta não exista, mas porque estou no cidade diferente estou mais atenta à novidade]. Há uma energia enebriante, que nos contagia... Tem lojas, que são as mesmas da minha cidade, mas só por estarem lá, numa cidade diferente, parecem também elas, ter um brilho especial.
A Lisboa falta-lhe o mar, a minha praia, onde retempero as minhas energias, onde penso sem pensar, onde choro e rio. Onde me perco e me encontro.
De Lisboa trago a ideia de que é uma cidade aberta, luminosa e bela. É uma cidade frenética que não pára. Trago a ideia que o poder de compra talvez seja maior, as pessoas mais optimistas, e talvez por isso tenham outra forma de estar, e de ver, a vida. Não sabem conduzir, são um bocadinho mais frios, e têm uma pronúncia estranha. Cá no norte come-se uma comida mais saborosa, por um menor preço. As pessoas são mais calorosas, e quando perguntamos as horas dizem "é uma menos um quarto", e não "são quinze para as treuuuuze"(!!!!).
Sou sincera: de Lisboa trago boas recordações. Trago aprendizagem, e lições de vida. Trago saudades. Como se a minha vida fosse feita de permanentes despedidas. Aquilo que sinto é nostalgia, por não pertencer a lugar nenhum. Como se fosse cidadã estranha, estrangeira de mim própria. De quem gosto, apenas digo "até sempre", porque esses sempre os levarei comigo, para onde quer que vá. Porque a vida é feita de momentos...

Bárbara de Sotto e Freire

Sem comentários: