sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Parabéns Optimus Home



No passado dia 20 de Agosto de 2007 nascia o call center do Optimus Home Ferreira Dias.
Uns dias antes, o Hotel Bessa recebia a nossa formação. A primeira.
Desde então, passou um ano, (sim um ano!), e com ele, muitos sorrisos, desesperos, muitas vendas, activações, novas campanhas, e sobretudo, neste último ano, passaram muitas pessoas, simplesmente espectaculares, pela minha vida.
Como diz a We Team, "esta é a equipa dos que estão, dos que foram, e dos que hão-de vir"...
Fez ontem um ano, e os nervos estavam à flor da pele. Lembro-me de descer do metro e ficar a olhar para o mapa para ver se encontrava a rua do meu trabalho. Sim, eu tinha um trabalho! Lá dei com a rua, mas o mais difícil foi encontrar o Aviz... Lá o encontrei. A operação iniciou-se com as indicações do coordenador e dos CE's, e com algumas vendas fechadas, ao fim de quatro horas de trabalho.
Tinha com muita energia, muita vontade, muita paciência.

Pertencia à fantástica equipa da noite, e antes de começarmos a trabalhar, durante muito tempo fizemos a "reza"... Iniciada pelo Ricardo Vila Verde, continuada pelo Miguel (muitas saudades tuas)...

O ambiente do nosso call center sempre se manteve, embora nos últimos tempos tenha estado um pouco mais "fraquinho" (menos pessoas), com um bom espírito de equipa, com sorrisos, e sobretudo com muito barulho. Quando há muito barulho, é sinal de que as pessoas estão entusiasmadas, é sinal de que estão a conversar com potenciais clientes, é sinal de que se fecham vendas.
O projecto inicial era de Outbound Home, e os objectivos propostos pela Optimus para o nosso call center foram atingidos. Vendemos em quantidade e com qualidade.
Seguiu-se então (em Dezembro de 2007) o projecto de Inbound, a operar no mesmo call center. Inbound de Optimus Home, que se veio a alargar também a Kanguru.
Na mesma altura surge o Tec_Home, um projecto piloto em que o telefone é entregue pessoalmente na casa do cliente por um técnico do Optimus Home, é activado no momento, toda a documentação é preenchida, e qualquer questão que o cliente tenha também pode ser esclarecida.
Todos esses mesmos projectos têm vindo a crescer. Sobretudo projectos piloto: taxa de devolução, cross_contact, quiosques, campanha Tele2, algumas campanhas associadas ao Tec, e muitas outras das quais não me estou a lembrar.
Pessoalmente, passei das vendas para o Follow-up em Outubro de 2007.Desde Dezembro que me dedico, neste momento em exclusividade, ao projecto Tec_Home.
Um ano desde então!

Um ano, em que vi muitos colegas a saírem porta fora com a tristeza estampada nos olhos, por não terem atingido os objectivos estipulados.
Um ano em que também vi muitos sorrisos, por bons incentivos, e por amizades que se criaram numa equipa unida e coesa.
Um ano em que falei com milhares (sim, milhares) de clientes, e em que um call center, o nosso, atingiu as 15000 activações. No Tec já temos mais de 1000 instalações.
Um ano em que me decepcionei com poucas pessoas, e fiquei agradavelmente surpreendida com muitas mais.
Um ano que passou rápido, para a família Optimus Home.

Jamais me esquecerei:
- do Vítor, que me deu formação, e com quem aprendi muito, tarefas importantes e urgentes. Ahhhhhhhhhh!
- da Diamantina que se tenta mostrar implacável, mas é um doce;
- do Ricardo Amorim, que surpreende tudo e todos, quando aparece com ar de quem dormiu pouco, mas mesmo assim dinamiza e ensina; não te esqueças da responsabilidade de seres meu padrinho:)!;
- do Rogério, o meu chefe de sempre, pela calma e sensatez com que tenta gerir as situações menos nos fáceis. Tratas-me muito bem!
- da Verónica, a menina que encanta, chama a música, e chama vendas, e que adoro (também) pela boa-disposição;
- do Bruno, pelo mau feitio com que me trata (!), e pelas dicas que me dá, de quando em vez...;
- da Inês, pela doçura do olhar, e pela paz que transmite. Gosto da tua energia-positiva!;
- da Rosa, a nossa pitbull (:)), a quem adoro pela cultura, conhecimentos, boa-disposição, e... por tudo...
- do Miguel, pelos conselhos sensatos, pela forma como sabes vender, pela confiança que depositas, e por seres a (boa) revelação do ano;
- da Cláudia, pela energia, e optimismo;
- do Nuno, pelo olhar carinhoso... Gosto de ser Zázá...;
- do Sérgio, pelo racionalismo com que trata das situações, pela boa-disposição, e por me estares sempre a mandar embora depois das 20h (que chato!);
- do Ricardo Vila Verde, pela pessoa que é, pela boa-disposição, pela experiência comercial, e pela "reza";
- do Miguel - sei que já não és CE no OH, mas mesmo assim, não poderia deixar de te referir. Não te esquecerei pela reza, pela pergunta diária: "quando vais à faculdade?", e pela célebre frase: "em Carrazeda de Baixo?! Se há rede?! É o sitio onde há mais rede!".
- da equipa de gestão pelo facto de exigirem sempre mais (sim, isto é positivo)... pelo profissionalismo, pela competência, e pelo facto de fazerem passar a mensagem de que somos EQUIPA;
- dos meus colegas de Fup: Cláudio (I miss You), Carla (gosto do teu humor), Zé (aprecio a tua calma), Ana (os teus sapatos da Aldo...!), e a mais recente aquisição Luís (quando dizes que sou a deusa, já ganhei o dia!)... a todos, por me terem de aturar todos os dias... têm de ser mesmo muito pacientes!;
- dos técnicos, Joel, Pedro, Rafael e Ricardo... eu sei que ás vezes as rotas não são as melhores...
- de toda equipa de vendas Outbound: Lara, Teresa, Estrela, Liliana, Ana, Mónica, Nuno, Bruno, Jukarl, Falco, a toda a equipa Tec (não me queria esquecer de ninguém...), pela boa qualidade das vendas, e pela simpatia, cordialidade e carinho com que me tratam. A todos os que passaram pelo OH, e de certa forma também me ensinaram algo, um forte abraço;
- de toda equipa de Indound: Maria Eduarda, Eva, Boda, Hugo Ramalho, Pedro, Juliana, Liliana, ..., a todos, mas todos, jamais me esquecerei pela simpatia e boa-disposição.
- de todos dos que me estou a esquecer e que contribuíram e contribuem para o crescimento do Optimus Home, o meu reconhecimento.

A todos vocês, ao call center do Optimus Home, são a melhor coisa que me aconteceu.

Vamos prosperar, crescer e vender.
As nossas metas, segundo as indicações dadas hoje (data do jantar de festejo do aniversário, 23 de Agosto) por um dos nossos coordenadores, são:
* produtividade diária de Outbound: 0,45, o que equivale a cerca de 2 a 3 telefones por dia por cada vendedor;
* taxa de quebra no follow-up: 15%;
* taxa de concretização de inbound: 35%;
* número de entregas diárias por técnico: 7.
Somos o melhor call center do Optimus Home no país: vendemos em quantidade, e o que vendemos, vendemos bem. Temos de o continuar a fazer, agora com metas ainda mais arrojadas.

Vender Homes (e Kanguru's, já agora), espalhar poupança, e espelhar sorrisos.
Contem comigo, para cumprirmos mais um ano de objectivos árduos, mas possíveis!

Continuem Optimus, com o Optimus Home!

Bárbara de Sotto e Freire
Nota: Este post foi escrito entre os dias 20 e 23 de Agosto de 2008.

Sem comentários: